top of page

Como definir o capital social da sua empresa?

Capital social é o investimento inicial bruto estabelecido para a abertura de uma empresa, representado pelo montante de dinheiro e / ou bens, colocados à disposição da empresa pelos seus membros ou acionistas fundadores.


Em contrapartida ao capital investido os sócios recebem cotas sociais ou ações que refletem em sua participação na empresa, bem como limitam a sua responsabilidade.


O capital social em espécie representará o primeiro caixa de sua empresa, ou seja, deve ser instituído um valor que cubra todas as despesas de formalização e os custos iniciais do negócio, considerando o “período de tração”, no qual se prevê que a empresa não gerará lucros.


Seu valor depende do tempo de retorno do investimento, do tipo de empresa e das atividades de atuação.


Importante destacar que o capital social também refletirá o comprometimento dos sócios com a empresa, eis que um capital social muito baixo demonstra pouca capacidade de correr riscos, o que será avaliado pelos bancos, parceiros e fornecedores.


Contudo, o valor também não deve estar divergente realidade e capacidade financeira da empresa, tendo em vista que também define a limitação da responsabilidade dos sócios.


A boa gestão do capital social é um dos pilares de qualquer negócio de sucesso!


Autor: Romeu Vaz Pinto Neto

OAB/RS 111.004



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page