top of page

Pilares da Gestão Organizacional


A Gestão organizacional pode ser definida como sinônimo de visão sistêmica dentro de uma empresa, envolve todo o processo administrativo, desde planejamento até o controle de resultados. Quando uma empresa tem clara suas definições estratégicas, com tecnologias de ponta, com procedimentos de trabalhos documentados, com liderança incentivadora e avaliadora de desempenho, então, pode-se afirmar que ali existe gestão organizacional.

Por outro lado, algumas situações conflituosas indicam como está a maturidade da gestão de sua empresa. Por exemplo: atendimento com muito atraso, improviso, falta de material de trabalho, agendas lotadas, retrabalhos, colaboradores desmotivados, demora na entrega de relatórios de trabalho, ou simplesmente não existe pedido ou entrega de relatório, nestes casos, é bom ficar atento, pois a maturidade de sua empresa pode estar baixa e isto impacta diretamente na gestão de seu negócio.

Então, para saber como anda a gestão organizacional de sua empresa, se o grau de maturidade é alto ou baixo, é primordial conhecer os pilares básicos. São eles: planejar, organizar, liderar e controlar.

O primeiro pilar é o planejamento, responsável por definir estratégias para o crescimento e expansão da organização através da definição de objetivos e metas, resulta num plano de ação, que deverá ser cumprido num determinado período de tempo. Já a organização é a forma de como as atividades irão se concretizar, no qual são respondidas as seguintes perguntas

(o que deve ser feito, quem deve fazer, como deve ser feito e quando deve ser feito).

Este processo tem como resultado o ordenamento das partes ligadas a formação de equipes de trabalho, atribuição de funções, distribuição de recursos e responsabilidades. Em complemento, surge a liderança, competência essencial para alcançar os objetivos e metas estabelecidos no planejamento. A liderança comunica, motiva, influencia a melhor execução das atividades. Por fim, o último pilar e não menos importante, o controle, monitora o desenvolvimento das atividades e tem o poder de aprovar ou reprovar , além de corrigir o fluxo de trabalho para garantir a eficiência.

Na prática, a gestão organizacional se concretiza com o alinhamento desses pilares e na realização das atividades diárias. Conduzindo a empresa a um nível superior da administração, e sem dúvidas, trará benefícios e resultados.

Para saber maiores detalhes de como fazer uma boa gestão organizacional entre em contato conosco e agende uma consulta!

1.333 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page