LOGOTIPO CRIADO NA PLATAFORMA "CANVA" PODE SER REGISTRADO COMO MARCA?

O site "Canva" é uma plataforma de design gráfico que dispõe de diversos "templates", gratuitos e pagos, onde os usuários podem editar e criar suas próprias artes visuais, inclusive logotipos.


Por ser gratuito e de fácil utilização, a plataforma facilitou a vida dos usuários que ao passarem a utilizar a ferramenta, puderam reduzir os custos com designers e ainda ganharam mais praticidade no dia a dia ao criar uma arte visualmente atraente com apenas alguns cliques.



















Imagem retirada da própria plataforma em www.canva.com


Ocorre que, o que nem todos sabem, é que a plataforma veda o registro de marca dos "templates" disponibilizados para edição, e muitas pessoas utilizam os logotipos prontos em suas marcas sem qualquer alteração.


Nos termos do site, onde dispõe sobre as Licenças, direito autoral e uso do "Canva" para fins comerciais, é possível identificar esta informação.













Imagem retirada da própria plataforma em www.canva.com


Isto significa que, para que um logotipo criado no "Canva" possa ser registrado como marca, devem ser feitas modificações substanciais, que leve o usuário a criar seu próprio sinal, totalmente novo e distinto do original.


Vale lembrar que a marca é um sinal distintivo, portanto, quanto mais personalizada, maior será sua proteção.


Autor (a): Bruna de Llano

45 visualizações0 comentário