top of page

DICAS DE FILMES NO MUNDO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

O mundo das invenções sempre rendeu boas histórias. Separamos alguns filmes que retratam um pouco esse mundo, entre invenções e direitos autorais, podemos ver que a propriedade intelectual está no nosso meio mais do que nós imaginamos.


- A rede social: Além de desenvolver toda a relação da criação de uma das maiores redes sociais do mundo, a trama aborda o uso e a proteção dos direitos autorais, aspectos relacionados à proteção de ideias (ou o que pode ser feito para protege-las).


- Joy, o nome do sucesso: O filme aborda a história real de Joy Mangano, grande empreendedora americana conhecida por inúmeras invenções e detentora de (chocantes) 58 patentes nos Estados Unidos. Além do tópico de patentes, a trama apresenta assuntos como territorialidade, direitos autorais e proteção de ideia.


- Jogada de gênio: A trama conta a história de Robert Kearns, um americano que teve uma das suas invenções “roubada” por uma grande companhia de veículos. O seu produto foi revolucionário na época, sendo assim ele tentou um acordo com a empresa, todavia essa apenas se aproximou para saber como de fato a criação funcionava para depois copiar o produto e introduzir no seu portfólio.


- Fome de poder: Talvez um dos mais conhecidos dessa lista, a história do gigante Mc Donald’s sempre despertou muito interesse. A história gira em torno de uma ideia de negócio e a ambição. A falta de formalização contratual nessa história foi decisiva.


- O menino que descobriu o vento: O filme narra a história do jovem William Kamkwamba, natural do Malawi, que apesar de todas as dificuldades conseguiu desenvolver uma turbina de energia eólica somente com materiais encontrados em um ferro velho e com um auxilio de um livro. Esse filme desenvolve muito bem a ideia de inovação e criatividade.


Autor (a): Eduarda Ferrari

582 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page