Seis passos para abrir uma empresa de sucesso


Em 2017, o número de novas empresas no Brasil cresceu 13,6% em relação ao ano de 2016, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC*. Com a adesão dos procedimentos eletrônicos, os processos se tornaram mais rápidos, o que significa que os novos empreendedores conseguem abrir suas empresas online, sem a necessidade de um apoio profissional. Cuidado! Não ter uma assessoria neste momento tão importante pode comprometer a sobrevivência do seu negócio.

Separamos abaixo seis passos para abrir uma empresa de sucesso:

1. Invista tempo em Planejamento

Falhar no rascunho é bem melhor do que falhar na execução. Muitas empresas nascem de um impulso e ao colocar as ideias em prática, pulam algumas etapas. Não planejar cada fase de uma empresa fará com que ela se torne apenas mais uma no mercado, e pior, corre o risco de torná-la mais um número para as estatísticas; a cada dez novas empresas, seis fecham em menos de cinco anos.** Invista tempo no planejamento: avalie a situação do mercado na área que irá iniciar, entenda tudo sobre o negócio, busque referências, identifique o público alvo e, o mais importante, descubra se o seu negócio é financeiramente viável.

2. Faça a pesquisa de viabilidade da sua marca

Frequentemente nossos clientes buscam nossos serviços para responder a notificações extrajudiciais por uso indevido de marca. Alguns deles, em uma esfera judicial, perdem todo o investimento feito em identidade visual, material gráfico, fachada e tudo que identifica a empresa, como consequência da ausência de uma pesquisa de viabilidade antes da abertura. No site da Brandão Propriedade Intelectual, é possível fazer esta pesquisa online e gratuitamente.

3. Registre a marca

Criar o nome de uma empresa não é tão simples, contudo, ter um nome exclusivo é a melhor forma de posicionar um negócio e acelerar o crescimento frente aos demais. Registrar uma marca é a única maneira de protegê-la legalmente e impedir que outras pessoas utilizem-na. A marca registrada garante ao proprietário o uso exclusivo em todo território nacional, que pode ser estendido a mais 137 países, visto que o Brasil é membro da Convenção da União de Paris de 1883 (CUP).

4. Busque Assessoria na Gestão de Processos

Um negócio de sucesso é aquele que faz a utilização correta dos recursos que possui. Cada etapa é importante e “fazer” não significa fazer bem feito. Quando se trata da sua empresa, seu maior bem, não há motivos para não se preocupar com a gestão dos processos. Quer entender melhor sobre este assunto? Leia o artigo deste link.

5. Elabore um bom Contrato Social

Ao contrário das MEIs (Micro Empreendedores Individuais), toda empresa composta por duas ou mais pessoas precisa de um contrato social. Trata-se da certidão de nascimento do seu negócio, é o documento que irá constituir a empresa e estabelecer as normas da relação entre os sócios e a sociedade. Muitos empreendedores costumam utilizar contratos genéricos, dispensando a assessoria de um advogado que faça uma análise minuciosa de todas as cláusulas pertinentes ao negócio e aos sócios. Elaborar um bom contrato social é a melhor forma de se resguardar de problemas futuros e proteger o um patrimônio.

6. Procure Assessoria Jurídica

Muitas empresas tendem a descartar a assessoria jurídica nos primeiros anos de atuação. Esta prática pode até não causar problemas imediatos, mas pode render muitas dores de cabeça no futuro. Todo negócio compreende uma série de processos que envolvem documentos jurídicos, de prestação de serviços com clientes e fornecedores (Saiba mais neste link), gerar conflitos jurídicos prejudiciais ao negócio.

Abrir e sustentar uma empresa no Brasil é um desafio. Dispor de um planejamento correto e estar bem preparado fará toda a diferença no êxito de qualquer negócio!

Fontes:

* Boa Vista SCPC

** IBGE


4 visualizações

Escritório Porto Alegre
Fone: + 55 51 3231-0111

Escritório Florianópolis
Fone: +55 48 3024-3360

(48) 99972-0025

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle