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10 dicas para evitar fraudes e golpes eletrônicos nas compras de final de ano

Na última sexta-feira do mês de novembro, com a chamada Black Friday, inicia-se o momento de maior consumo no País, já que a maioria da população aproveita os descontos e promoções para começar as compras de final de ano.


Recentemente, o que restou agravado com a pandemia de COVID-19, a maioria das compras são realizadas de forma online, onde, infelizmente, insurgem diversos golpes e fraudes que atormentam as finanças e expectativas de consumidores e fornecedores.


A internet, enquanto canal de compras, diferencia-se de aquisições presenciais por requisitar diversas informações do consumidor que não costumam integrar as transações cotidianas. Assim, além de compras fraudulentas, pode-se ocasionar o vazamento de dados sigilosos por parte do usuário, que pode acarretar sérios danos e prejuízos financeiros.


Considerando o aumento das compras de final de ano, em nota, a Febraban divulgou uma lista de dez medidas que visam maior cautela do consumidor, permitindo segurança nas compras por meio de e-commerce.


Abaixo listamos os cuidados que devem ser observados nas compras realizadas pela internet, evitando fraudes e golpes eletrônicos:


1 - Digite você mesmo o endereço da loja online no navegador de internet. Dê preferência aos sites conhecidos para as compras.


2 - Pesquise a reputação de sites não conhecidos antes de comprar e sempre leia os comentários de clientes que já utilizaram as plataformas.


3 - Nunca clique em links recebidos em e-mails, mensagens de WhatsApp e pelo SMS. Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br.


4 - Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Pesquise a média de preços em vários sites conhecidos.


5 - Sempre desconfie de empresas que pedem pagamentos antecipados e prometem entregas em prazos muito longos ou muito curtos.


6 - Verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfie quando existem poucas opções.


7 - Dê preferência para usar os cartões virtuais para fazer suas compras online.


8 - Se for pagar com PIX, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento. Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do título.


9 - Se for fazer uma compra presencial, sempre confira o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha. Também sempre verifique se o cartão devolvido é realmente o seu.


10 - Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou coloque seus dados bancários.


Tais precauções visam, tão somente, evitar a ocorrência de golpes ou fraudes eletrônicas, principalmente no momento em que aumentam as transações via internet.


E lembre-se, quaisquer dúvidas, ou na ocorrência de golpes ou fraudes eletrônicas, procure sempre a sua agência bancária e as autoridades policiais.



Autores: André Luiz Pinheiro Gonzales

e Tatiani Vargas Frassoni


OAB/RS 82.072

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