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QUÃO IMPORTANTE É O SEU NEGÓCIO PARA VOCÊ?


O objetivo de qualquer pessoa ao abrir uma empresa é o lucro, neste mesmo sentido, podemos dizer que qualquer empresa possui um desejo em comum: expandir seu negócio. Afinal de contas, ninguém abre uma empresa com prazo de validade, certo? Em contrapartida, quando o assunto é registro da marca, a resposta é geralmente a mesma: esse passo pode esperar mais um pouquinho.

Nessa mentalidade de esperar mais um pouquinho, muitas empresas acabam perdendo sua marca e todo aquele esforço dedicado para torná-la conhecida, a empresa precisa começar do zero, com outro nome, e uma nova apresentação visual.

Sabemos que, para que uma empresa se posicione no mercado e gere uma segurança no consumidor em relação aos seus produtos ou serviços, pode-se levar muito tempo. Até mesmo as grandes marcas, já consolidadas, por algum motivo podem ter suas reputações abaladas. O perfil do consumidor mudou, tornando-se a geração do compartilhamento, ou seja, mesmo público que avaliza uma marca, pode também desvalidar, publicando suas satisfações ou insatisfações, então não basta ter uma reputação, é preciso manter sua reputação forte.

A reputação empresarial é o que sustenta a empresa em longo prazo e está intimamente ligada à imagem e ao posicionamento do negócio, onde o público acaba identificando a marca mais facilmente, ocupando um lugar na mente de seus consumidores.

Essa construção leva tempo e envolve um conjunto de fatores que derivam de muito esforço, agora imaginemos que uma empresa obtenha a tão sonhada reputação empresarial, com o reconhecimento de seu público e um dia recebe a notícia de que a sua marca deverá ser trocada, pois outra pessoa registrou primeiro e lá se vai toda a imagem positiva que o público criou ao longo de todo esse tempo.

O registro de marca não é obrigatório, mas é a única forma de obter a propriedade de uma marca, ou seja, a garantia de que ela pertence a sua empresa e ainda a garantia de que outros não há utilizem indevidamente. Sem o registro, dificilmente uma empresa conseguirá se defender caso um terceiro que possua o registro queira tirá-lo do mercado, pois no direito marcário quem primeiro registra é o verdadeiro dono da marca, mesmo que o CNPJ seja mais antigo, salvo algumas exceções reversíveis em sede judicial, cujo valor para reaver uma marca é sempre muito elevado.

Então, se uma empresa visa o crescimento, por qual motivo ela acaba postergando a proteção de marca? Porque ainda é preferível tratar o câncer a cuidar da saúde para evitar a doença? É preciso quebrar esse pensamento para que as empresas se mantenham no mercado e se tornem mais sólidas.

Se há dúvidas sobre a importância do registro ela deve ser sanada após responder a seguinte pergunta:

Quão importante é o seu negócio para você?

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