Investimento chinês no Brasil em 2021 é o segundo maior da história

Segundo relatório do Conselho Empresarial Brasil-China, divulgado nesta quarta-feira, em 2021 o Brasil se tornou o principal destino de investimentos feitos por empresas chinesas. Foram US$ 5,9 bilhões investidos no país pelos chineses, o que corresponde ao triplo em relação a 2020.

Neste mesmo evento em foram apresentados 28 projetos de investimentos chineses no país trazendo uma mudança de cenário mesmo com a instabilidade global e marca um retorno ao patamar pré-pandemia, destacando-se os investimento nos setores de TI e energia, como os da Tencent em Nubank, QuindoAndar e Cora, a aquisição pela State Grid da companhia de transmissão do Rio Grande do Sul e a compra de uma fábrica da Mercedes-Benz pela Great Wall Motors.


Essa retomada de investimentos pela potência asiática traz um novo panorama para retomada da economia e das relações entre os países, cabendo observar seus reflexos também no mercado de capitais e oportunidades de investimentos.


Você investe na bolsa de valores? Já buscou assessoria de um advogado de mercado de capitais?


A assessoria jurídica a investidores em matéria vem desde o compliance com as normas emanadas pela Comissão de Valores Mobiliários, auxiliando no cumprimento das regras relativas a rotinas administrativas, prestação de contas e divulgação de informações. Como também do próprio contencioso administrativo, por meio da representação de investidores em processos sancionadores no âmbito da CVM e do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN), bem como da Bovespa Supervisão de Mercados (BSM).


Ademais, sabe-se que em matéria de mercados de capitais, os ganhos são diretamente proporcionais ao risco assumido no investimento; mas muitos esquecem que os efeitos devastadores de uma aposta errada, apesar de todas as estratégias traçadas, podem ser amenizados pela legislação tributária brasileira, que admite o abatimento dos prejuízos obtidos com os ganhos de capital verificados.


Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2022/08/investimento-chines-no-brasil-em-2021-e-o-segundo-maior-da-historia-diz-relatorio.shtml


Autor: Romeu Vaz Pinto Neto


OAB/RS 111.004


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo