A importância da Assessoria Jurídica na Gestão de Empresas


O momento de crise econômica pelo qual passa o nosso País é um dos assuntos mais discutidos nos meios de comunicação, acadêmico e profissional. Isso ocorre por conta da grande importância do debate, necessário para elaboração de ferramentas destinadas a prevenir danos e agregar valor as empresas. Neste sentido, encontramos a Assessoria Jurídica aliada à Gestão Organizacional.

A abertura de negócios envolve uma série de riscos, sendo certo que investir em planejamento prévio é uma das melhores maneiras de garantir a sobrevivência da empresa e o sucesso do negócio. Isso, porque se antecipar a possíveis erros e ter o máximo de informação sobre um determinado assunto, naturalmente assegura confiança na hora de tomar decisões importantes sem comprometer a gestão. Neste ponto, contar com uma assessoria jurídica é uma excelente medida para qualquer empresa. Este tipo de aconselhamento previne erros que resultam em perda de tempo e recursos, a exemplo do que ocorre por ocasião de lançamentos fiscais equivocados, falha na interpretação da legislação trabalhista, renegociação onerosa de contratos, etc. Assim, estar bem assessorado é estar um passo à frente.

Mas, afinal, qual o papel da Assessoria Jurídica? E como ela atua na Gestão Organizacional?

Inicialmente, é imperioso observar que essa modalidade de Assessoria Jurídica se refere àqueles profissionais da área do direito que atuam na prevenção de problemas judiciais, assim como na organização geral das empresas. Para isso, tais profissionais agregam conhecimento em áreas além da jurídica, como noções em administração, economia, contabilidade, gestão de negócios e pessoas, de forma a serem capazes de entender todo o ciclo produtivo da empresa e a relação com seu público alvo. Em síntese, a Assessoria Jurídica deixou de ser um composto de teses e defesas, para se tornar a maior aliada das empresas de sucesso, podendo:

- Colaborar com o planejamento estratégico da organização com foco no aumento dos resultados; - Propor medidas corretivas e de controle quando o andamento do negócio sair do rumo programado;

E a pergunta que fica é: Funciona em empresas de pequeno porte?

Bem, se o propósito do empresário visa o crescimento, sem dúvidas a resposta é SIM. A empresa que investe em gestão organizacional, aliada à assessoria jurídica, terá no mercado competitivo uma vantagem, pois além de otimizar seus recursos, será capaz de desenvolver especialidades destinadas à absorver oportunidades de mercado, ficando menos suscetíveis as instabilidades da nossa economia.

#gestão #empresa #empresários #assessoriajurídica #criseeconômica #economia #gestãoacessoria #gestãoorganizacional #negócios #abrindoempresa #investidor #empresadepequenoporte #empresasdegrandeporte

Escritório Porto Alegre
Fone: + 55 51 3231-0111

Escritório Florianópolis
Fone: +55 48 3024-3360

(48) 99972-0025

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle