Um dos dias mais esperados pelos varejistas e consumidores chegou: a BLACK FRIDAY. Então, para melhor auxiliar os consumidores a não caírem em golpes preparamos algumas dicas.
Se você recebeu algum e-mail informando a promoção ou um link através de algum de seus aplicativos, tome muito cuidado!!! A sugestão é entrar diretamente no site da loja, se certificar que o site é verdadeiro e de confiança. Verifique se tem endereço físico, se existe um canal de atendimento ao cliente e ainda se existem muitas reclamações sobre a reputação da loja.
Muita atenção no valor do frete, tendo em vista que muitas vezes, nas promoções os comerciantes incluem no valor do frete o valor que estão dando de desconto, então verifiquem com olhos atentos o valor total do produto incluindo o preço do frete e as taxas em caso de parcelamento. Conheça o preço do produto no mercado que almeja comprar e ainda pesquise em pelo menos dois sites ou lojas antes de finalizar sua compra.
Lembrando que, para as compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor está protegido pelo Código do Consumidor, conforme segue:
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Em tal caso, se você se arrepender da compra feita através de sites, você tem 07 dias do recebimento da mercadoria para desistir da compra, devendo notificar a empresa e ainda informar o motivo da desistência.
Para um melhor entendimento preparamos uma lista para você ficar atento antes de se jogar nas compras:
1 – Se você já possui muitas dívidas, pense duas vezes antes de começar a gastar, compre somente aquilo que for realmente necessário;
2 – Pesquise antes o preço de mercado do produto que deseja adquirir, para não cair na falsa Black Friday;
3 – Links Suspeitos: Quando receber algum link de promoção por e-mail ou nas redes sociais, faça primeiro uma consulta no site oficial, evitando assim os oportunistas que utilizam promoções falsas com nome de empresas conhecidas;
4 – Exija sempre a nota fiscal para comprovar a relação de consumo e ter a garantia do produto e/ou serviços;
5 – Verifique sempre o preço do produto antes de efetuar a compra, lembrando que muitas vezes o valor do frete não compensa;
6 – Nos sites que não são da sua confiança fique atento e busque informações da loja junto aos órgãos de defesa do consumidor;
7 – Mantenha seu antivírus atualizado;
8 – Você tem 07 dias para se arrepender da compra feita fora do estabelecimento, como é o caso nas compras feitas pela internet;
9 – Documente todos os passos de sua compra, inclusive deixe salvo todos os e-mails de confirmação da compra, envio, etc.;
10 – Evite compras que aceitem somente boleto bancário como forma de pagamento; e,
11 – Se você for enganado, procure o PROCON do seu Município ou através do próprio site do PROCON do seu Estado, se não conseguir resolver sua situação, procure auxílio de algum dos nossos profissionais.
Se você ficou com dúvidas, pode nos contatar através de um dos nossos canais, e boas compras!