Você já parou para observar o fluxo de trabalho de sua empresa? Já pensou em como essa rotina é estruturada? Já se perguntou se a maneira que está sendo realizada realmente é a melhor a ser feita? Se a resposta for sim, parabéns! Seu negócio é perfeitamente eficiente. Mas, se em alguma dessas perguntas surgiram dúvidas, é bom começar a se preparar e conhecer sobre gestão de processos.
A gestão de processos é um conjunto de metodologias e ferramentas que servem para avaliar, aperfeiçoar e monitorar os processos empresariais, visando a sua integração, melhoria contínua e, consequentemente, a eficiência e eficácia de custos e a satisfação dos seus clientes, segundo Balzani (2008).
Em linhas gerais, tudo o que se realiza dentro de uma empresa, independente do seu porte, é nada menos que uma coleção de processos. Assim, há processos para receber insumos, para contratar funcionários, pagar contas, criar um produto e prestar um serviço. Nesse sentido um processo acaba sendo a forma de gerenciar as tarefas do dia a dia, buscando aumentar a eficiência e agregar valor ao produto ou serviço final.
Dentre as inúmeras empresas que investiram em gestão de processos, destacam-se os cases de sucesso da rede de academias Bodytech e a gigante da área de cosméticos Natura, que ao otimizarem seus processos de trabalho, aumentaram sua eficiência e faturamento.
Mas, como implantar o sistema de gestão de processos em uma empresa? De modo sucinto, inicialmente é imperioso realizar as tarefas de gestão de processos, dentre as quais se evidenciam o mapeamento dos processos com o diagnóstico da situação atual e a projeção dos processos futuros com foco em implementar e gerenciar o plano de ação desenvolvido especialmente para o seu modelo de negócio, promovendo as mudanças necessárias na cultura organizacional da empresa.
Dessa forma, a gestão de processos se traduz e um método eficaz para definir a metodologia de trabalho mais adequada para a sua empresa, maximizando resultados em cada processo mapeado, requisito essencial para alcançar a vantagem competitiva no mercado, o que pode ser determinante para o sucesso da sua organização.